Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança o Movimento Nacional pela Vacinação.

A primeira fase da aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 começou nesta segunda-feira em todo o Brasil. No sábado (25), o Ministério da Saúde já havia administrado doses em comunidades Yanomami. A antecipação se deve à grave crise sanitária e humanitária do território indígena.

A partir desta segunda-feira (27), vão ser contemplados, além de povos indígenas e quilombolas, os idosos com mais de 70 anos, as pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos e quem vive ou trabalha em instituição de longa permanência. O secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Rodrigo Prado, explica qual a diferença dessa para as outras doses.

Mas ela é recomendada como dose de reforço, e só deve ser tomada por quem já recebeu pelo menos as duas primeiras doses e tenha tomado a última há pelo menos quatro meses. Quem está com o esquema incompleto, deve primeiro se imunizar com as doses faltantes.

Na cidade do Rio de Janeiro, o público alvo foi dividido em grupos e a expectativa é vacinar cerca de 500 mil pessoas na primeira fase. Nesta segunda-feira estão sendo imunizados os idosos com 85 ou mais e pessoas imunocomprometidas a partir de 60 anos. Na terça, será a vez dos idosos acima de 80 anos e pessoas imunocomprometidas com mais de 50.

O calendário segue ampliando a idade das pessoas atendidas até sábado, dia 4. Já os postos do Distrito Federal estão atendendo a todo o público-alvo, estimado em 190 mil pessoas. Zulmira Maria da Conceição Sousa, de 83 anos, foi até uma unidade de saúde em Taguatinga, uma região administrativa do DF, para se imunizar logo no começo da manhã. Além de ter pressão alta, ela já contraiu a covid uma vez e quer evitar que isso se repita.  Outros grupos prioritários como os demais idosos, as gestantes e as pessoas com deficiências serão incluídos no calendário nas próximas semanas.

Por Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional – Rio de Janeiro

Redação

Todos os Direitos Reservados ®Movsocial.org
Politica de privacidade