Consea promove na 2ª feira, no Centro de João Pessoa, ‘banquetaço’ contra a fome

Voluntários doam alimentos à população

Quem passar no Parque Solon de Lucena, no centro de João Pessoa, em frente ao terminal de ônibus, entre as 8h e 12h de segunda-feira (27) encontrará barracas e tendas distribuindo alimentos para os trabalhadores e transeuntes que passarem pelo local. É o Banquetaço organizado por entidades, movimentos sociais, Conselhos Estadual e Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea PB/ Comsea JP), Secretarias do Estado e do Município, SESC através da Federação do Comercio PB, Conselhos de Profissionais e Universidades. Nacionalmente, os órgãos tem se articulado em um movimento cujo intuito é festejar e trazer em pauta a necessidade de agilização de políticas públicas em todos entes da federação, para erradicar a fome e miséria.

De acordo com o ex-sindicalista Arimatéia França, que integra o Consea no Estado, “depois de muita luta e resistência de pessoas e entidades que realmente se importam em estancar a fome e em criar soluções para os problemas relacionados à insegurança alimentar e nutricional, o Consea e suas unidades, espalhadas por todos os estados do Brasil, votam a existir e seus representantes serão empossados no próximo dia 28, em Brasília”, informou. Segundo França, paraibanos deverão estar presentes nessa solenidade na capital federal do Brasil.

Fome na Paraíba – Em 2020, último levantamento realizado pelo IBGE, pelo menos 80 lares paraibanos, ou cerca de 272 mil moradores, enfrentavam algum tipo de insegurança alimentar. Em todo o Brasil esse número chega a 33 milhões de pessoas. Arimatéia França lembra que o Consea, que foi desmobilizado nos últimos quatro anos (gestão 2019 a 2022) vai retomar o seu papel de articulador nacional de políticas públicas voltadas para atender as famílias mais necessitadas. “Para termos uma idéia da situação, a campanha da Fraternidade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como tema a fome”, lembrou França. Na Paraíba, a campanha foi aberta na última quarta-feira (22), com a celebração de uma missa na Basílica Nossa Senhora das Neves. A missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Manuel Delson. Para Dom Delson, não se pode fechar os olhos para a situação de fome no país.

Redação

Todos os Direitos Reservados ®Movsocial.org
Politica de privacidade