Um Projeto de Lei torna as amadas festas juninas como patrimônio cultural do Brasil. A decisão já foi assinada pela presidência da República e publicada no Diário Oficial da União. Ou seja, já está valendo! Pela Lei nº 14.555, as festas juninas, comuns no Brasil inteiro – sendo que no Nordeste os festejos chegam a durar o mês todo – agora são reconhecidas entre as típicas manifestações culturais do país. Trazidas pelos europeus para o Brasil ainda no período colonial, as festas juninas fazem homenagens a três santos: Antônio (13 de junho), João Batista (24 de junho) e Pedro (29 de junho). Além da dança e das roupas coloridas, as comidas típicas das festas juninas são aguardadas o ano inteiro!
Festas juninas agora são patrimônio cultural brasileiro. É lei!
De acordo com o Ministério do Turismo, só na Bahia são esperadas 1,5 milhão de pessoas nas festas juninas, que devem movimentar 1 bilhão de reais na economia. E elas começam daqui a 30 dias, aproximadamente!
Em Campina Grande, a expectativa é de movimentar 400 milhões de reais, enquanto em Caruaru, a prefeitura prevê um impacto de 250 milhões. É muita animação e dinheiro circulando pelo país durante essa época tão querida pelos brasileiros!
O texto
O projeto de lei foi proposto pelo deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) com relatoria do senador Prisco Bezerra (PDT-CE), ambos do Nordeste e conhecedores da força das festas juninas na região, antecipando férias e estendendo feriados.
Segundo Prisco Viana, as festas mais tradicionais estão em Campina Grande, na Paraíba, Caruaru, em Pernambuco, e Mossoró, no Ceará. Ele lembrou que os festejos movimentam a economia local e atraem turistas de todos os cantos do país.
Festança típica
Todo mundo sabe que as festas juninas são umas das maiores celebrações populares do Brasil, mas de onde elas vieram? Então, elas surgiram na Europa e foram trazidas pelos colonizadores portugueses ao nosso país no período colonial.
A festa é realizada em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João, e ocorre em todo o país no mês de junho, mas é especialmente popular no Nordeste. As festas juninas são um verdadeiro espetáculo cultural, com uma riqueza de tradições religiosas, culturais e musicais. É delícia atrás de delícia!
Na festa, é possível experimentar diversas comidas típicas, como a canjica, o milho verde cozido, o pé-de-moleque e muitas outras delícias que fazem a alegria dos visitantes. As danças são um dos pontos altos da festa, e os forros embalam os casais nas quadrilhas e nas fogueiras que são montadas para animar a festa.
Além disso, há também a famosa brincadeira da pescaria, do correio elegante e de muitos outros jogos e atividades que divertem os participantes. Também está em tramitação na Câmara proposta do deputado Ruy Carneiro (PSC-]PB) que define o reconhecimento das quadrilhas juninas como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Quem aí não gosta de uma boa quadrilha, não é mesmo?