Livro conta história do maestro Chiquito, da Metalúgica Filipéia

Na Livraria A União: apresentação da Nada mais simbólico do que lançar um livro que se debruça sobre a vida de Francisco Fernandes Filho, o Maestro Chiquito, ao som da formação orquestral criada por ele, há quase 40 anos: a Metalúrgica Filipéia. Desfrutar dessa oportunidade, com a presença do homenageado, vai ser possível, nesta quarta-feira (12), às 19h, na Livraria A União, localizada na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O momento literário e musical contará ainda com apresentação da Orquestra da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), da qual Chiquito é arranjador.

Fundador da Metalúrgica Filipeia, Francisco Fernandes Filho – o maestro Chiquito. foto: Edson_matos

O livro Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons foi escrito pelo jornalista e músico Adeildo Vieira. A obra leva o selo da Editora A União, que integra a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). É um livro-reportagem fruto de pesquisa acadêmica realizada pelo autor para o mestrado em Jornalismo, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o prazer de contar histórias, Adeildo narra a trajetória do consagrado músico, arranjador e compositor paraibano, com fidelidade aos relatos dos entrevistados e, por vezes, usando linguagem poética.

O autor destaca a formação de Chiquito nas vivências culturais e musicais desde criança, em Santa Luzia (PB), cidade natal do músico, com suas bandas de baile e cocos de roda, passando pela graduação em Música, na UFPB, com habilitação em trompete, a criação da orquestra Metalúrgica Filipéia e todo seu caminho profissional.

No texto de apresentação da publicação, o professor e escritor Hildeberto Barbosa Filho diz que o autor “monta o perfil de Maestro Chiquito, destacando, sobretudo, os fatores que fizeram dele, ao longo do tempo, o músico que é. Mas, o músico entrelaçado com a complexidade e a riqueza da figura humana, naturalmente situada na dinâmica de um contexto que permite, ao leitor, deslocar-se do individual para o coletivo e do artista para a sociedade”. Hildeberto diz ainda que “o repórter enquadra bem o contexto histórico e a esfera cultural onde este homem atuou e atua, enfatizando os legados que deixa para as novas gerações, a partir de suas práticas ao mesmo tempo criativas e pedagógicas”.

Adeildo Vieira conta que o livro, publicado no fim do ano passado, já teve lançamentos em Santa Luzia e João Pessoa, mas o que ocorrerá, nesta quarta-feira, será singular pela apresentação especial da Metalúrgica Filipéia. “Vai ser um momento histórico, primeiro por celebrar este equipamento cultural tão importante para a formação de músicos no estado, pelo qual passaram mais de 300 músicos em 39 anos, e, segundo, por conseguir reunir músicos que não tocam juntos há anos, muitos deles que participaram da fundação da orquestra. Vai ser um momento denso, com um repertório pensado pelo próprio Chiquito, um momento de celebração desse equipamento e da vida do maestro”, acrescenta o autor.

Adeildo diz ainda que a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), da qual a Editora A União faz parte, “foi muito feliz em abraçar este produto, torná-lo público e assim influenciar outras gerações, a partir do conhecimento da obra desse maestro”.

Secom-PB

Redação

Todos os Direitos Reservados ®Movsocial.org
Politica de privacidade