APAGÃO CIBERNÉTICO: Saiba o que aconteceu e qual o resultado no Brasil e no Mundo
Um ‘apagão’ cibernético afetou diversos sistemas de internet na manhã desta sexta-feira (19), em todo o planeta. No Brasil, várias pessoas relataram que não conseguiam realizar transações bancárias. O professor universitário e líder técnico de segurança da informação da plataforma Mercado Livre, Humberto Júnior, pediu calma a população, pois nestes casos não há risco de perca de dinheiro em bancos.
Humberto explicou que a queda dos sistemas foi ocasionada devido a uma atualização de segurança, para realizar melhorias nos computadores que utilizam o sistema da Microsoft, o Windows. A atualização afetou vários sistemas em todo o mundo, como aeroportos, emissoras de televisão, bancos e outras instituições.
O especialista afirmou ainda que não foi confirmado se houve um ataque hacker, com o vazamento de dados, mas acredita-se que realmente aconteceu uma atualização de segurança. “Muita gente foi afetada, ocorreu um incidente de segurança por conta da disponibilidade dos aplicativos utilizados, mas que não há relação com a integridade das informações” afirmou Humberto.
Por fim, Humberto destacou que “o incidente de segurança afeta apenas a disponibilidade, quando ele para as pessoas não conseguem utilizá-lo. O impacto financeiro é justamente da falta de disponibilidade dos aplicativos, como realizar transações financeiras, viagens que foram canceladas, mas nada de perca de dinheiro ou vazamento de dados”
APAGÃO AFETOU OS SISTEMAS DO STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que foi afetado na madrugada desta sexta-feira (19). Os principais serviços do tribunal já foram restabelecidos.
“Por volta das 7h, o portal do STF foi restabelecido. Os sistemas judiciais e os principais sistemas administrativos já estão funcionando adequadamente. Serviços de apoio, principalmente utilizados pelo público interno, ainda estão sendo reativados”, diz a nota.
O tribunal informou que o público externo e o público interno que utilizam os serviços do STF serão comunicados assim que tudo estiver completamente normalizado.
“Quem precisar de apoio técnico, deve procurar o help desk. Dúvidas sobre eventuais impactos em processos judiciais podem ser esclarecidas nos canais de atendimento processual. Os canais da Ouvidoria do STF também estão disponíveis para sugestões ou reclamações”, diz nota do tribunal.
Edição: Bruno Aldrin
Fonte: CNN Brasil