Governo da Paraíba anuncia investimentos do Plano de Aquisição de Alimentos PAA-CDS
Na tarde desta quinta-feira (13), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, aconteceu a solenidade de anúncios de investimentos do Plano de Aquisição de Alimentos na modalidade de Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS).
O PAA-CDS é um programa do Governo Federal, gerido pelo Governo da Paraíba, que tem como objetivo valorizar, fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda; além de promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
No momento esteve presente representações de diversas entidades e municípios que constroem e fortalecem a categoria da agricultura familiar somado à segurança alimentar e a geração de emprego e renda em nosso estado.
O governador do Estado, João Azevedo (PSB), comemorou a marca importante da ultrapassagem repassada no ano anterior que foi de 4,9 milhões aproximadamente. Neste ano de 2024, o governo federal anunciou o investimento de 5,4 milhões de reais direcionados através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; beneficiando à 1.200 agricultores paraibanos. Não satisfeito pela exposição dos valores, João anunciou mais uma injeção de investimentos com recursos próprios do executivo estadual dobrando o valor citado acima. “Pra que a gente possa ser justos com os municípios outros que deixaram de ser contemplados, eu autorizei à secretária, com recursos próprios do estado, dobrar esse valor. Que a gente vai conseguir beneficiar todos os municípios que deixaram de ser beneficiados por uma questão até de justiça e vamos ver se chegamos 2.400 agricultores contemplados.” Disse o governador.
A Secretária de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado, Pollyanna Dutra, comemorou o dito e ressaltou a importância do investimento na área, dizendo que o PAA vêm no intuito de combater a fome e as desigualdades sociais, que o alimento torna-se fator crucial de organização popular por meio de associações e diversas outras agremiações do povo que resulta na melhoria de vida do mesmo povo que se organiza através da atração do alimento.
Prod. Bruno Aldrin