Agências de checagem comprovam fake news de Alexandre Garcia, que foi defendido pelo Globo

247 – Diversas agências de checagem agiram ao longo desta segunda-feira (11) para desmentir a fake news difundida pelo jornalista Alexandre Garcia, que disse que barragens de represas construídas por governo petista no Rio Grande do Sul foram abertas de propósito para inundar o estado.

O Estadão Verifica apontou que “órgãos de controle e fiscalização negaram que as comportas das represas no Rio das Antas, no Rio Grande do Sul, tenham sido abertas e causado as inundações em cidades do Estado. As três usinas hidrelétricas citadas no vídeo não possuem comportas que armazenam ou retêm água para geração de energia. Ou seja, nos períodos de chuva ou de aumento na vazão do rio, a água excedente passa por cima das barragens. Esse tipo de estrutura, chamado de vertedouro de soleira livre, não controla o fluxo dos rios e apenas escoa o excedente de água”.

Já a agência Aos Fatos publicou um texto afirmando categoricamente que “não é verdade que a enchente que atingiu o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, tenha sido causada porque as comportas de três barragens da região foram abertas ao mesmo tempo. Segundo a administradora das hidrelétricas, nenhuma delas possui comportas capazes de controlar a vazão das represas. O governo estadual também afirmou que não há indícios de que as barragens tenham influenciado no volume da enchente que atingiu a região”.

O site Boatos.org, famoso na internet por desmentir notícias falsas, explicou detalhadamente o caso, negando que as enchentes no RS tenham sido causadas por aberturas de barragens. “A teoria começou a se espalhar na internet sem nenhum embasamento, apenas na base do achismo. E obviamente, ela não procede”, escreveu o site, que também mencionou que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente emitiu um comunicado desmentindo a história. De acordo com a nota da SEMA do RS, todas as barragens foram monitoradas durante as chuvas torrenciais que atingiram a região e não tiveram influência nas enchentes.

Vale apontar que, mesmo após ter difundido a grotesca fake news, Alexandre Garcia foi defendido pelo Globo. Com uma reportagem intitulada “Lula repete Bolsonaro e usa AGU e Ministério da Justiça contra jornalista”, o jornal da família Marinho atacou o governo Lula (PT) após o Advogado Geral da União, Jorge Messias, determinar que a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia investigasse a notícia falsa sobre o RS.

A reportagem em questão afirmou que “a ação de usar a máquina pública contra a conduta de jornalistas, no entanto, remete ao ‘modus operandi’ do governo Jair Bolsonaro, que por pelo menos quatro vezes acionou os mesmo órgãos contra críticos de sua gestão”.

Redação

Todos os Direitos Reservados ®Movsocial.org
Politica de privacidade