Projeto Renda-se: Convênio vai disponibilizar oficinas para artesãs paraibanas
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e a Fundação Casa de José Américo (FCJA) firmaram parceria, na quinta-feira (15), para desenvolver o Projeto Renda-se. A iniciativa vai oferecer oficinas de rendas de filé e de bilro para 30 mulheres em situação de vulnerabilidade social, em João Pessoa. O investimento foi superior a R$ 70 mil.
Durante a solenidade, assinaram o convênio a secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; o presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura; a coordenadora das oficinas, Janete Rodriguez; a gerente do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez de Araújo e a artesã Maria Fialho.
A secretária Pollyanna Dutra destacou a importância das oficinas. “Cada vez que a Fundação Casa de José Américo profissionaliza alguém, é a mão do Estado que chega junto entendendo que essa pessoa precisa se qualificar e fazer parte do mercado de trabalho que tanto a gente almeja. Isso é inclusão social, é inclusão produtiva, é empoderamento, ameniza o ciclo de violência e faz com que a mulher também possa gerar renda para casa”, enfatizou.
A artesã Fátima Figueiredo, que concluiu o curso de filé, afirmou que a experiência só a fez crescer. “O filé é bastante procurado na Paraíba e agora é uma fonte de renda e me fez conhecer outras pessoas. Com ele, é possível fazer bolsas, caminho de mesa, blusas e várias coisas”.
Segundo Janete Rodriguez, as oficinas visam reproduzir a experiência desenvolvida ano passado, para viabilizar às participantes habilidades profissionais e financeiras para concessão da carteira de artesã. As oficinas continuarão a ser ministradas nas tardes das terças e quintas-feiras, contemplando 15 artesãs em cada uma.
O resultado das oficinas do ano passado foi apresentado com a realização de um desfile. Na passarela, as modelos mostraram a coleção criada em 2022. Na ocasião, as artesãs receberam certificado da conclusão do curso e as novatas foram apresentadas ao conteúdo.
Este ano, os dois cursos já estão com 30 alunas cadastradas para capacitação, porém, as mulheres interessadas em fazer parte da lista de espera para abertura de novas vagas podem entrar em contato através do telefone (83) 98826-9035.
Secom-PB