João Pessoa: Vereadores discutem uso do cordão de girassol para identificação de pessoa com deficiência oculta
O vereador Tarcídio Jardim disse que “é uma política pensada para identificar pessoas com algum grau de autismo, por exemplo; para propagar a empatia e para que essas pessoas possam ser tratadas com mais dignidade”, afirmou.
De acordo com o projeto, o uso do cordão, que pode conter crachá com informações úteis, é facultativo aos indivíduos que tenham deficiências ocultas, bem como a seus acompanhantes e atendentes pessoais, não constituindo um fator condicionante para o gozo dos direitos assegurados à pessoa com deficiência.
O que é o Cordão de Girassol?
É uma faixa estreita de tecido verde com desenhos de girassóis. A iniciativa surgiu em 2016, por funcionários do aeroporto Gatwick, em Londres, que criaram e fizeram do Cordão de Girassol um símbolo de apoio para pessoas com deficiências ocultas.
O que é deficiência oculta?
Deficiência oculta é aquela que não é identificada de maneira imediata por não ser fisicamente evidente, como autismo, demências, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e algumas fobias relacionadas à interação social, comunicação ou comportamentos restritivos.
Por A Semana com Ascom/CMJP – Foto: Reprodução