Paraíba: Alunos da universidade estadual criam técnica para cultivar maracujá no semiárido

maracujá
(Foto: Divulgação/UEPB)

Apesar das condições climáticas desfavoráveis em alguns períodos do ano, o cultivo do maracujá se apresenta como uma alternativa sustentável no Semiárido paraibano. É o que aponta uma pesquisa de alunos de graduação em Agronomia e do Ensino Técnico em Agropecuária, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Com técnicas que tornam mais eficiente a cultura do maracujazeiro, a iniciativa visa melhorar a renda familiar, assim como aproveitar as potencialidades agrícolas e as propriedades do maracujá. O projeto, coordenado pelo professor Evandro Franklin de Mesquita, é desenvolvido em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Aumento de produtividade

Conforme o professor, os frutos de maracujá ficaram maiores, com mais sabor e vitaminas. A produção de frutos colhidos por hectare também cresceu – a produtividade média obtida até agora chega a 21 toneladas por hectare.

“Nós já tivemos resultados ótimos, principalmente de produtividade quando foram colhidas 20 toneladas por hectare. O peso médio do fruto ficou entre trezentas e quatrocentas gramas. Aumentou muito a qualidade do fruto”, destacou o coordenador da pesquisa.

Para Evandro, o projeto está transformando o potencial da fruticultura, com o cultivo do maracujá-amarelo na região do Alto Sertão paraibano, através de práticas conservacionistas da cobertura morta associada com silício, elemento benéfico às culturas e que contribui como atenuador de estresses ambientais.

Portal Correio

Redação

Todos os Direitos Reservados ®Movsocial.org
Politica de privacidade