Tragédia no litoral de São Paulo: Brasil se une para ajudar vítimas das chuvas

Doações chegam de diversos locais do Brasil – Foto: Governo de São Paulo

O brasileiro é realmente único! Desde que a notícia do temporal que atingiu o litoral Norte de SP se espalhou, doações de todas as partes do país têm chegado para ajudar as pessoas que estão desalojadas e desabrigadas na região. (veja abaixo como ajudar também). A solidariedade está vindo de todos os cantos. Voluntários de várias regiões estão indo até as áreas atingidas pela chuva para trabalhar no resgate e apoio aos moradores, empresas têm enviado suprimentos para as comunidades que perderam tudo e até a Marinha do Brasil disponibilizou um navio – o maior da frota – para servir de hospital de campanha para os feridos. As chuvas atingiram a região no último sábado, 18, provocando alagamentos e deslizamentos bem graves. O Governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública, principalmente em São Sebastião que foi a cidade mais afetada.

Medicamentos – Empresas, principalmente das regiões próximas do litoral Norte, têm enviado doações de medicamentos, roupas e alimentos para dar um pouco mais de amparo para as pessoas que perderam praticamente tudo por causa das chuvas. O laboratório farmacêutico EMS abraçou a causa enviando doações de 18 mil caixas de medicamentos. Em nota, a empresa destacou que todos os medicamentos foram destinados para a prefeitura de São Sebastião.

A lista com 381 mil comprimidos e 10 mil frascos de remédios inclui antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Segundo a empresa, a distribuição é feita pela administração pública regional. “Desde esta última segunda-feira, a empresa mobilizou prontamente sua fábrica em Hortolândia e seu centro logístico em Jaguariúna, além de uma rede de farmácia parceira que atua diretamente na região litorânea para organizar o envio até a região afetada”, dizia a nota.

Produtos de limpeza e higiene – A empresa Ypê, que tem matriz em Amparo (SP), quer beneficiar 1.150 famílias com doações de quase 3 toneladas de produtos, incluindo frascos de água sanitária, desinfetantes e sabões em barra. A entrega começou segunda, por meio de parceria entre empresa e instituições como o Instituto Verdescola, Fundação 10 de Agosto e Fundo Social de Solidariedade do governo de São Paulo. Os produtos foram para as famílias das cidades de Bertioga, São Sebastião, Guarujá, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba.

Navio e o hospital de campanha –  A Marinha do Brasil anunciou nesta terça, 21, que o navio-capitânia Atlântico (A140) chegará em São Sebastião para o auxílio no resgate dos afetados pelas chuvas. A embarcação, que é a maior da frota da Marinha, é ideal para a missão graças a uma série de equipamentos, como uma rampa, que facilitaria o acesso e deslocamento de vítimas.

A Marinha estima que mais de mil militares estarão envolvidos no atendimento aos feridos. Além de realizar missões humanitárias, como o resgate em São Sebastião, o Atlântico é usado para controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, mar e ar.

Como ajudar as famílias do litoral Norte –  Além de toda essa solidariedade, que é bonita de se ver, também dá para enviar um pouco para essas famílias, que precisarão recomeçar a vida. São pessoas que perderam tudo: casa, roupa, alimento, transporte. Segundo as equipes de resgate, foram confirmados 766 desabrigados e 1.730 desalojados. E com um pouquinho podemos transformar a vida dessas pessoas. O Só Notícia Boa se uniu ao Só Vaquinha Boa e ao Instituto A Nossa Jornada para levar ajuda para essas famílias também!

Uma campanha foi aberta nesta quarta-feira, 23, para arrecadar valores que serão utilizados para comprar alimentos, cobertores, colchões e água potável. A doação pode ser feita rapidamente pelo PIX e-mail: litoral-norte@sovaquinhaboa.com.br. Com apenas R$ 1 já é um tijolinho que colocamos a mais nessa jornada. Dá também para contribuir por cartão de crédito e boleto pelo link da campanha clicando aqui.

Vale lembrar que toda ajuda é importante. Compartilhe também com amigos e familiares! Vamos mudar o final dessa história e levar mais esperança para as famílias do litoral Norte de SP.

Por Monique de Carvalho

Seguimos juntos!

Espalhe notícia boa!

Redação

Todos os Direitos Reservados ®Movsocial.org
Politica de privacidade