O mundo unido para salvar vidas no terremoto que atingiu Turquia, Síria e região na madrugada desta segunda, 6.! Ajuda humanitária de diversos países, aliados ou não, começa a chegar na área da tragédia. Em questão de horas, várias crianças, aparentemente ilesas, foram retiradas dos escombros e salvas! Milagres acontecem o tempo todo e a força da união dá uma boa ajuda nessa hora também! Durante o trabalho incansável de resgate das vítimas do terremoto pessoas foram retiradas em meio de toneladas de tijolos, aço e concreto.
Solidariedade internacional salva vidas de vítimas do terremoto na Turquia e Síria
Mundo se une para ajudar no Terremoto na Turquia e Síria. Socorristas salvam crianças ilesas da tragédia
Ajuda de vários países – Na madrugada de segunda-feira (06/02), o tremor de magnitude 7,8, que durou um minuto e meio, arrasou não só a Turquia e a Síria, mas vários países da região, e teve mais de 70 réplicas até ontem (08/02). Política e relações comerciais e diplomáticas abaladas ficaram de lado neste momento, felizmente! Mesmo países que não têm relação com o governo da Síria estão enviando doações. EUA e União Europeia não enviaram ajuda humanitária diretamente para a Síria, mas, sim, para organizações humanitárias. A Rússia, o Irã, a Argélia e países da Península Arábica deram auxílio direto ao governo de Bashar al-Assad, que é aliado dessas nações.
Vítimas – O número de vítimas aumenta diariamente. Já são mais de 11 mil os mortos. Este terremoto é apontado, pelas autoridades, como o mais intenso dos últimos 80 anos. Lamentavelmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de vítimas pode ser até oito vezes maior. Mais de 10 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas.
Solidariedade brasileira – Logo após a tragédia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade às vítimas do terremoto, colocando-se à disposição para apoiar as autoridades da Turquia e Síria. “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula, nas redes sociais. Enquanto isso, equipes trabalham sem parar para retirar pessoas dos escombros.
Com informações da AgênciaBrasil e agências internacionais