Bosque das Corujas é ameaçada a sumir do Bessa
Moradores do Bairro do Bessa criaram uma petição pela preservação do Bosque das Corujas, espaço criado pelos próprios residentes da localidade com fins de manter a biodiversidade local. No ano de 2020 – durante a pandemia de COVID-19 – os moradores uniram forças para constituir uma ação de plantio de 200 árvores em dois terrenos baldios por trás do Terminal de Integração do bairro do Bessa, que são considerados e registrados como praça na Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Além das ações de plantio, os moradores também relatam que, com recursos próprios, os mesmos perfuraram um poço e construíram uma caixa d’água para garantir a sustentabilidade do local. Este, que até certo tempo atrás, era considerado um grande depósito de lixo, ou lixão de acordo com os moradores, nunca houve nenhuma medida por parte do poder público municipal de revitalização do espaço.
E atualmente, após tantos esforços populares em prol da transformação e da preservação do Bosque, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, sob a gestão do prefeito Cícero Lucena (Progressistas), detém de um projeto de ampliação do Terminal de Integração do Bessa. Que, em tese, ameaça o Bosque das Corujas e toda a sua biodiversidade de fauna e flora.
Nesta perspectiva, os moradores locais do bairro do Bessa exclamam que são contra tal tipo de intervenção, que estamos escalando uma crise climática iminente e que precisamos cada vez mais de espaços verdes, e para isto é preciso de mais adesões populares para pressionar a prefeitura municipal e a câmara de vereadores de João Pessoa no intuito de manter o Bosque de pé. Desta forma, a petição é o primeiro passo, pelo meio ambiente e pelo bem-estar dos moradores e moradoras do bairro do Bessa.
O link da petição para você assinar e ajudar a proteger o Bosque das Corujas é este a seguir:
Por: Bruno Aldrin