Racistas não passarão! Vini Jr. recebe onda de solidariedade após ataques na Espanha

Imagem de capa para Vini Jr. recebe onda de solidariedade após ataques racistas na Espanha
O atacante Vini Jr. chorou no estádio espanhol após ataques racistas e recebeu uma onda gigante de solidariedade aqui no Brasil – Foto: Alberto Saiz / AP

Racistas não passarão! Vini Jr. recebeu uma onda gigante de solidariedade neste fim de semana, após sofrer ataques racistas em pleno estádio, na Espanha. Jogadores, clubes, artistas e internautas brasileiros se revoltaram e foram para as redes protestar e mandar mandar mensagens de força a Vini.

O atacante brasileiro do Real Madrid e da seleção brasileira foi xingado por parte dos torcedores do Valencia, em uma partida da La Liga, Campeonato Espanhol. Ele chegou a chorar em campo. No Estádio Mestalla, a torcida rival gritava “mono”, que significa “macaco” em espanhol. O jogo foi paralisado pelo árbitro e Vini Jr acabou expulso da partida após reagir às hostilizações. Aqui no Brasil a reação nas redes foi imediata. (veja abaixo)

Não foi a primeira vez

No Twitter, o jogador brasileiro escreveu que ataques racistas são recorrentes no futebol espanhol:

“Não foi a primeira vez nem a segunda nem a terceira. O racismo é comum na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito.”

Júnior também criticou pessoalmente a postura do presidente da La Liga, Javier Tebas, que acusou o jogador brasileiro de “injuriar” a entidade e afirmou que ele deveria se informar “adequadamente”.

Apoio nas redes

Uma onda de solidariedade surgiu nas redes sociais para apoiar o jogador brasileiro. Times de futebol, como Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Santos deixaram a rivalidade de lado para marcar posição ao lado de Vinícius Júnior.

“O futebol fica em segundo plano quando a violência toma conta. Estamos sempre com você. Milhões de rubro-negros, milhões de brasileiros, milhões de pessoas que se indignam quando alguém é vítima de violência”, publicou o Flamengo, time onde Vini cresceu e foi vendido para o Real Madrid

“Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga”, questionou a CBF.

“O Sport Club Corinthians Paulista manifesta toda nossa solidariedade e apoio ao atacante do Real Madrid, Vinicius Júnior, que mais uma vez foi vítima de insultos racistas durante a partida da Liga Espanhola neste domingo. Nossa luta contra todo tipo de preconceito é diária”, escreveu o timão no Twitter.

Brasil cobra providências

No Japão, o presidente Lula também se manifestou, condenando o ato de racismo Vini Jr.

“Não é justo que um menino pobre, que venceu na vida, que está se transformando possivelmente num dos melhores jogadores do mundo, seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, afirmou.

Lula cobrou que a Fifa e a liga espanhola de futebol tomem “sérias providências”.

‘Não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dentro do estádio de futebol’, disse o presidente da República.

 

 

 

 

 

Após reclamar dos ataques racistas, Vini Jr. foi expulso de campo - Foto: Alberto Saiz / AP
Após reclamar dos ataques racistas, Vini Jr. foi expulso de campo – Foto: Alberto Saiz / AP

Redação

Todos os Direitos Reservados ®Movsocial.org
Politica de privacidade