Paraíba inicia vacinação contra influenza dia 10 de abril e se prolonga até final de maio

WhatsApp Image 2023-03-30 at 11.56.23.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai distribuir, a partir desta quinta-feira (30), 128 mil doses de vacina contra a Influenza/Butantan (gripe), para os 223 municípios.  As doses serão destinadas para os grupos prioritários na 25ª Campanha Nacional de Vacinação, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2023. No dia 15 de abril está previsto o Dia D de vacinação.

Na próxima segunda-feira (3), às 14h, a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e  o Núcleo Estadual de Imunizações emitem orientações técnicas relativas à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza numa reunião de alinhamento com os municípios. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, os municípios que já receberam as vacinas têm autonomia para adiantar a vacinação. “A partir da terça-feira (4), o município que quiser já pode antecipar e começar a vacinação contra a Influenza nos grupos prioritários”, disse.

Os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza na Paraíba são os idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos, e adolescentes e jovens com privação de liberdade.

A campanha contra a Influenza será realizada em uma só etapa para os grupos prioritários. A operacionalização de envio das doses será realizada por meio de pautas de distribuição, conforme os quantitativos entregues pelo Ministério da Saúde e de acordo com a população alvo de cada município.

No dia D de Vacinação, que acontece no dia 15 de abril, o foco será a vacina contra a Influenza, mas a população pode aproveitar para atualizar a caderneta com as vacinas de rotina, bem como contra a Covid-19.

Fonte: SES/PB

Redação

Todos os Direitos Reservados ®Movsocial.org
Politica de privacidade