Publicada em 18-10-2017 às 13h59 e visualizada 2827 vezes
O Lyceu Paraibano, em João Pessoa, será palco, nesta quinta-feira, 19, do lançamento da campanha “Alimentação adequada nas escolas da Paraíba”, uma iniciativa do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PB). Logo a partir das 7h45 iniciam-se oficinas temáticas, tendo como eixos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), tendo como público-alvo alunos e professores da escola.
“O Lyceu foi escolhido por conta de sua centralidade, mas a ideia é que a discussão alcance também várias outras escolas da Rede Pública Escolar do Estado”, diz Mãe Renilda Albuquerque, presidenta do órgão consultivo. A campanha é parte da Semana Mundial da Alimentação Saudável, que ocorre anualmente em outubro.
A partir das 9h30 ocorre a abertura da Semana, com a presença de autoridades e a comunidade escolar. Logo em seguida ocorre apresentação do espetáculo “Cantando Cidadania”, do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Nutrição e Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a coordenação da professora Vanille Pessoa. Um vídeo sobre “Alimentação saudável” será exibido na sequência.
Em Campina Grande e Aroeiras, a ONG Centrac também está realizando uma série de debates nas escolas, onde os alunos receberão um kit com material pedagógico sobre a temática. Segundo Waldir Cordeiro, vice-presidente do CONSEA-PB, na região do Cariri pelo menos 49 escolas serão envolvidas na discussão do Direito Humano à Alimentação Adequada nessa ação.
Frente parlamentar
Ainda dentro da programação especial, no próximo dia 23, a partir das 9h, acontece uma audiência pública na Assembleia Legislativa para o lançamento da Frente Parlamentar Paraibana de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento é uma iniciativa do mandato da deputada Estela Bezerra (PSB).
“A Frente Parlamentar de SAN já ocorre em vários estados brasileiros e na Paraíba a ideia é estimular os deputados estaduais e outros parlamentares a se engajarem na defesa dessa importante política pública”, diz Arimatéia França, coordenador da Comissão Permanente de Regulamentação e Institucionalização do SISAN e de Política e Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.
Além da socialista, a Frente Parlamentar já tem garantidas adesão dos deputados Frei Anastácio (PT), Anísio Maia (PT), Jeová Campos (PSB) e Zé Paulo (PSB).
Jornalista: Dalmo Oliveira
PROGRAMAÇÃO
07h45 - Oficinas Temático-Integrativas : trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS (02, 03, 04, 12 e 15) – Alimentação Saudável e Sustentável
09h30 - Abertura da Semana da Alimentação Saudável e Adequada, representantes Institucionais na Paraíba.
Convidados: GOVERNADOR, CASA CIVIL, SEDH, SEC DE EDUCAÇÃO, UFPB, UFCG, CAISAN, LICEU PARAIBANO, Professores, Diretores e Profissionais de alimento das escolas da 1ª Gerencia de Ensino da Educação, Conselheiros do CAE e CONSEA.
10h20 - Atividade cultural “Cantando Cidadania”
Núcleo de Pesquisa e Extensão em Nutrição e
Saúde Coletiva de Cuité/PB
10h50 - Lançamento da Campanha para escolas, com o vídeo “Alimentação Saudável”
11h30 - Término da Atividade
Copyright © 2019 Movimento social | Todos os direitos Reservados