Portal dos Movimentos Sociais


Newsletter

Notícias

Publicada em 28-07-2017 às 00h39 e visualizada 551 vezes




BRASIL TEM 5 MIL VEZES MAIS AGROTÓXICO NA ÁGUA DO QUE PAÍSES EUROPEUS

BRASIL TEM 5 MIL VEZES MAIS AGROTÓXICO NA ÁGUA DO QUE PAÍSES EUROPEUS
agrotoxico. Ecoguia.png

Crédito: EcoGuia

 

Pesquisadora da USP desenvolve mapa da contaminação por agrotóxicos

Pesquisa da professora de Geografia Agrária da USP, Larissa Bombardi, sobre o alto índice de agrotóxicos que consumimos no Brasil e os reflexos para a saúde espantam. Mortes por intoxicação e suicídio são alguns dos casos citados pela especialista em seu trabalho ‘Geografia Sobre o Uso de Agrotóxicos no Brasil’.

O estudo reúne dados sobre os venenos agrícolas em uma sequência cartográfica que dá dimensão complexa a um problema pouco debatido no país. São mais de 60 mapas entre os anos de 2007 a 2014. O Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos, posto, até a década passada, ocupado pelos Estados Unidos.

“O glifosato, herbicida mais vendido no Brasil, e causador de câncer é cinco mil vezes maior na água potável por aqui do que na União Europeia. Inclusive em algumas praças e parques públicos, ele é utilizado para capinar. Há muitas prefeituras utilizando também à beira da estrada. Por que é seguro aqui e não é lá fora? 30% dos agrotóxicos que são usados no Brasil são proibidos na União Europeia”, alerta a pesquisadora sobre a permissividade brasileira em relação a outros países.

Mapas são chocantes

Os mapas produzidos por Larissa Mies Bombardi são chocantes. (veja alguns no final desta página)

A cada brasileiro cabe uma média de 5,2 litros de venenos por ano, o equivalente a duas garrafas e meia de refrigerante, ou a 14 latas de cerveja.

Larissa explica que “o agrotóxico se dispersa pelo ar, vai contaminar o solo, vai contaminar a água. O agrotóxico não desaparece. Ao contrário, ele permanece”. Em outras palavras: o veneno voa e mergulha. Alastra-se. E tem longa duração.  (com informações: Agência Brasil e Ecoguia)

Clique aqui para ler: Pequeno Ensaio Cartográfico Sobre o Uso de Agrotóxicos no Brasil

mapa 1.png

mapa 2.png

mapa 3.png


PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA2108

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado nos dias 17, 18 e 19 de março do próximo ano, em Brasília, como um contraponto ao Fórum das Corporações – autodenominado Fórum Mundial da Água.

Clique aqui para ler o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos.






Copyright © 2017 Movimento social | Todos os direitos Reservados

Fractal Midia