Portal dos Movimentos Sociais


Newsletter

Colunas

Publicada em 02-06-2011 às 15h26 e visualizada 1756 vezes



Movimento Social, espaço de encontros e revoluções

Movimento Social, espaço de encontros e revoluções

Estamos em um dos momentos mais ricos da história brasileira, depois da experiência de sermos governados por um operário nordestino e de esquerda, o presidente Lula, o Brasil vive a experiência de aprofundar o Projeto de Nação libertária, democrática e popular agora tendo a frente uma mulher, a presidenta Dilma Rousseff. Lula e Dilma, militantes políticos advindos dos movimentos sociais são de duas gerações distintas, e que, juntas, dizem muito da história e da luta por liberdade, democracia e justiça social neste país.

A companheira Dilma iniciou sua militância no movimento estudantil e participou ativamente dos grupos de resistência à ditadura militar, tendo sido torturada e sobrevivida com muita força e fé e continuado sua caminhada pela libertação de nosso país. É a geração de 68, presente ontem, hoje e sempre na história brasileira. Já o companheiro Lula tem suas origens e militância no movimento sindical de resistência e luta no ABC paulista de 78, retirante nordestino, tem em sua formação na tortura e no sofrimento do povo brasileiro, formado pela vida, com todo o seu sabor e sabedoria. Lula tornouse o maior estadista da história recente brasileira e, junto com Dilma, com as gerações de 68, 78 e tantas gerações que os acompanham, iniciando a transformação do nosso Brasil, com um Projeto de Nação libertário, definido com determinada opção pela inclusão social, pelo desenvolvimento sustentável e com resgate da história e da cidadania brasileiras, é a nossa revolução democrática.

E foi a partir dos movimentos sociais e libertários que Lula e Dilma tiveram a oportunidade de serem genuinamente brasileir@s. Os movimentos sociais e populares têm este papel fundamental de serem o espaço e o instrumento de organização do nosso povo e de formar homens e mulheres para serem definitivamente protagonistas do nosso país.
Quero, com estas simples palavras, deixar aqui minha singela saudação e agradecer o convite para dialogarmos através deste novo espaço de articulação, mobilização e formação da sociedade paraibana e brasileira que é o sitio virtual dos movimentos sociais. Avante.

Rodrigo Soares, advogado, militante político, expresidente do DCE/UFPB, deputado estadual (20032011), atualmente presidente regional do Partido dos Trabalhadores na Paraíba.






Copyright © 2017 Movimento social | Todos os direitos Reservados

Fractal Midia