Estudantes do NE têm maior número de notas 1000 na redação do Enen

Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Região Nordeste tem maior número de notas mil na redação do Enem. Sabia?O NE se destacou com o maior número de alunos com nota mil na redação do Enem. Foram 11 estudantes só na região. – Foto: reprodução

É do Nordeste o recorde de notas mil na redação do Enem! Desde 2021, a região leva o título de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com os melhores desempenhos nas provas. E, agora, em 2023, não foi diferente!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou um levantamento que contabilizou 19 candidatos que alcançaram a nota 1000 na redação do Enem 2022 até o momento.

Dos 19 nota máxima, 11 estudantes são nordestinos. O resultado foi divulgado na última terça-feira, 09. A reportagem do Só Notícia Boa pesquisou um pouco sobre esses estudantes. Descobrimos quem são e como fizeram para se preparar para o Enem.

A história de vida de cada um deles é bem incrível!

 Muito esforço, foco e dedicação

Se tem algo que não faltou em nenhum dos candidatos que tiraram nota mil na redação do Enem foi dedicação. Com muito esforço e muito foco, todos os estudantes se dedicaram por horas de estudo para alcançarem a nota máxima. E deu muito certo.

Uma das estudantes é a Ana Carolina Angelim Damasceno, de 20 anos. Ela ficou cinco meses sem celular para se concentrar totalmente nos estudos. A jovem manteve uma rotina diária de 14 horas de estudos – 7h às 21h -, em média, na escola onde estudava. Aos finais de semana, tinha aulas das 7h às 18h. Para “fugir” um pouco da preparação intensa, Ana Carolina costumava usar o tempo livre para sair para algum restaurante, em um jantar com os amigos e a família.

O baiano Erick Quadros, de 22 anos, foi outro nordestino que tirou nota máxima na redação. Ele disse que sonha comemorar a nota com os mais novos calouros de medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para Erick, a maior dificuldade nas provas foram as questões de linguagens e ciências da natureza.

Maiores aprovações

O Ceará foi o estado com o maior número de aprovações no Enem. A Ana Alice Teixeira, de 17 anos, foi uma das candidatas que pôde se orgulhar com o resultado. A jovem está no 3º ano do Ensino Médio e optou por uma rotina integral na, com aula de manhã e à tarde. Nos dias que não tinha aula, ela disse que ficava nas salas de estudo do colégio se preparando. Ana também fez um laboratório de redação para se preparar exclusivamente para essa prova.

Outra cearense que também se destacou na redação do Enem foi a Letícia Marques de Abreu, de 18 anos, de São Benedito, a 360 km de Fortaleza. Estudante de escola pública a vida inteira, Letícia Abreu contou em várias entrevistas e stories nas redes sociais, que complementava o aprendizado assistindo vídeos pelo YouTube e com livros que conseguia com parentes e professores.

No Twitter, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, parabenizou a estudante pelo feito. “Desejo muito sucesso à Letícia e a todos os estudantes do nosso estado que ingressarão na universidade neste ano”, afirmou.

Aprovações pelo Brasil

Além do Nordeste, outras regiões também aparecem na lista do Inep, com alunos que alcançaram a nota máxima na redação do Enem. Veja a lista completa:

  • Rio de Janeiro: 4
  • Ceará: 3
  • Rio Grande do Norte: 2
  • Pernambuco: 1
  • Alagoas: 1
  • São Paulo: 1
  • Piauí: 1
  • Minas Gerais: 1
  • Bahia: 1
  • Rio Grande do Sul: 1
  • Distrito Federal: 1
  • Paraíba: 1
  • Pará: 1

Com a confirmação das notas 1000 na redação do Enem 2022, os estudantes devem acessar a página do participante para avaliar o desempenho pessoal e simular possíveis notas de corte. Essa análise é essencial pois é possível desenvolver um planejamento para ingressar numa instituição de ensino superior por meio Sisu, Prouni e Fies.

 

Jovem do Piauí nota 1000 na redação do Enem ficou cinco meses sem usar celular.— Foto: Andrê Nascimento

Jovem do Piauí ficou cinco meses sem usar celular.— Foto: André Nascimento

Fonte: SóNotíciaBoa

Redação

Todos os Direitos Reservados ®Movsocial.org
Politica de privacidade